domingo, fevereiro 04, 2007

A SOLO

Após os post's sobre as embarcações menos solitárias imponha-se agora recordar os artistas que mais se destacaram a solo no verdadeiro mano a mano: O K1!

Ao longo dos anos a Rio Neiva destacou-se certamente mais, ou obteve mais e melhores resultados através das embarcações o que não significa que não tenhho obtido nem tenho tido atletas a destacar-se no K1, facto desmentido por alguns dos nomes que vou referir, mais uma vez apenas alguns exemplos...

No sector feminino tivemos grandes conquistas em k1 desde as autênticas lutas de titãs (só quem viu é que compreenderá melhor a expressão) no ano de 96 nas promessas e na velocidade entre Susana Laranjeira e a atleta do Ponte de Lima Lucília Félix se não me falha a memória, tal como com Sandra Morgado do Gemeses uma rivalidade que gerou algumas situações engraçadas a esta distância dos acontecimentos lol Mas também Sofia Cardante que continua para mim com o melhor resultado até ao momento conseguido por um atleta da Rio Neiva, ao terminar em segundo lugar o Descenso Internacional del Sella, a mais importante prova do calendário mundial de descidas entre outros resultados relevantes tal como na sua participação ao serviço de uma equipa nacional em umas regatas internacionais na Bélgica onde alcançou duas medalhas!Tivemos também Marisa Gonçalves lutou pelo título de campeã nacional de Promessas em 96, título que acabaria por perder, Sandra Pires e Graciete Neves com alguns bons resultados no Nacional de Velocidade ou ainda Elsa Meira que se sagraria Campeã Nacional de Torneios Abertos entre outros resultados de monta e alcançaria mais tarde o Campeonato Mundial de Maratonas em Gyor sendo até à data a única atleta sénior do clube a participar em tão prestigiado evento.Houve também Tânia Sá com excelentes resultados particularmente em velocidade e que alcançaria uma justa convocatória para um estágio na selecção nacional, Alícia Sampaio que ficou sempre às portas da participação em mundiais de maratonas mas talvez tenha sido traída pela ansiedade entre outros bons resultados obtidos em pista.
Nos escalões masculinos tivemos Paulo Martins duplo campeão nacional de Torneios Abertos, algo k até hoje mais ninguém repetiu e também um brilhante velocista esteve presente num estágio federativo em Trasona-Espanha e participou ao serviço de uma equipa nacional numas regatas internacionais na Bélgica com bons resultados, Ismael Brito um valor de primeira linha na categoria cadete facto reportado anteriormente quando chegou a ir também a um estágio organizado pela federação para jovens valores efectuado em Murcia.Paulo Fernandes também participou nas regatas efectuadas na Bélgica e alcançaria uma medalha para além de ser na categoria Infantil um dos atletas que lutou pela vitória no Campeonato Nacional de Promessas mas que não venceria devido ao infortúnio de virar.Tivemos também bons resultados em C1 alcançados por Miguel Costa onde lutou pelos primeiros lugares nas maratonas que disputou e nas provas de pista da Federação de Canoagem de Portugal onde se sagraria campeão.Francisco Maduro foi um atleta que dominaria a seu bel prazer o regional e nacional de Torneios Abertos mas também devido ao infortúnio de virar não alcançaria o ceptro sendo no entanto naquele escalão de Cadete um dos grandes valores mas que acabaria por não se destacar ao nível do seu valor.Marcel Martins esteve perto de igualar o feito de Paulo Martins mas ao ser desclassificado na prova dos 2Km dos Torneios Abertos em C1 Masculino o sonho gorou-se e ficou apenas com o título de K1 Infantil tendo também no currículo excelente participação em regatas em linha já Rafael Abreu destacou-se bem cedo em menor alcançando excelentes resultados nos primeiros anos de categoria tornando-se mais tarde campeão nacional do escalão, em Cadete foi dos atletas que lutou pelas Promessas mas não logrou vencer, em Júnior não se sagraria Campeão Nacional de Maratonas por manifesta infelicidade mas nesse mesmo ano representa a selecção nacional por 3 vezes, primeiro na Taça do Mundo de Maratonas em Zamora onde alcançou o melhor resultado luso e depois na Maratona Internacional de Crestuma que venceu, facto que lhe permitiu partcipar no Campeonato Mundial de Maratonas sendo o único atleta masculino do clube a atingir tal feito.Nos mais jovens escalões mais concretamente nos menores no Campeonato Nacional de Torneios Abertos de destacar as performances de André Gonçalves que na sua ultima época de menor devido à infelicidade de ser atravessado não atingiria o pódio final e André Costa que nos últimos anos alcançou o segundo lugar mais alto em anos seguidos um feito ímpar até ao momento.



Por final mas não por último, Filipe Rolo aquele que sem sombra de dúvidas (para todos que o conhecem) foi o atleta mais correcto da canoagem portuguesa e um exemplo a seguir pelas novas gerações de atletas ele que também foi treinador de muitos de nós e por vezes como um pai!Desde a criação do escalão veterano colocou-se sempre entre os primeiros e alcançou talvez o melhor conjunto de resultados em k1 até à data é tão somente o Sr.Canoagem da Rio Neiva ele que foi um dos fundadores e mentores do departamento de canoagem.Dedicou a sua vida ao clube e a todos nós, por isso e como neste ano se comemoram os 15 anos da canoagem talvez fosse a melhor altura para a justa e devida homenagem (digo eu!) por tudo o que deu à Canoagem, à Rio Neiva e já agora a mim.

Sendos estes apenas alguns exemplos de resultados e atletas peço novamente que o enriqueçam com os vossos comentários.

5 comentários:

PJM disse...

Nota-se, mais uma vez, um excelente trabalho neste "post", muita pesquisa mas aima de tudo emotividade na escrita. Quantos aos meus resultados... o duplo campeonato de torneios abertos K1/93 e C1/96 nem deveriam contar para a estatística (lol)o melhor resultado foi o 4º lugar na final dos 500m, perdida a medalha a 25m do fim por causa das ONDAS do BARCO. Lembras-te??? A justa homenagem a Filipe Rolo, mentor exemplor, treinador, amigo e excelente ateleta.

J074C3 disse...

se me lembro desse final!!!estavamos todos na margem a puxar por ti a pensar que ias ganhar estava no papo até que o bide ou loucuras helder qulquer coisa ataca feito louco naquela remada caracteristica dele e passas a segundo o banana do alhandra vem de seguida mesmo assim ja ninguem duvidava que o terceiro lugar era teu mas nao qual reviravolta shakesperiano qual que as ondas do ferry chegam a pista como vinhas nas pistas de fora es o principal atingido e o coelho imerecidamente fica em terceiro.silencio na margem durante alguns segundos e depois as blasfemias lol se fosse numa pista como deve ser uma daquelas que sao mesmo pistas quem sabe como teria ficado aquela final...que ainda hoje da que falar!!!

J074C3 disse...

e agora lembro-me de outros atletas e outros resultados que nao coloquei, espero que ninguem magoado por isso, sao apenas as minhas memorias nao foi feito nenhum estudo, mas lanço aqui um desafio sobre um perpetuar de resultados...no gemeses eterno rival lol tem uma tabela com todos os nomes dos atletas medalhados em nacionais e quais as competições e lugar do pódio e a especie de um ranking é uma ideia para o clube ja vai sendo tarde devido ao numero de medalhas acumulado e dificuldade de contabilizar as ja ganhas mas com força de vontade e entreajuda e exequivel.Pensem nisso!!!

Anónimo disse...

As provas em Melres sempre foram bastante complicadas devido é ondulação lateral, bem como á ondulação provocada pelos barcos de recreio.. os prejudicados eram principalmente aqueles que estavam na pista junto ao meio do rio! Fazer velocidade com ondulação lateral é dose.. mas ondulação lateral provocada pelos barcos de recreio ainda pior!!

Anónimo disse...

O Filipe... um excelente treinador, um excelente cantor.. (digam lá se não aprenderam muitas canções com ele ao vir das provas..), uma excelente pessoa... e... um excelente cozinheiro... aquela massinha com carne no final das provas...